Pages

Subscribe:

03 abril 2012

Proteja a audição do seu filho!



Quando vou a shows e eventos que utilizam aquelas caixas de som, média e enorme, com volume altíssimo, fico mega agoniada quando vejo crianças de 1 a 5 anos e até bebês de (de 2 a 11 meses)  no colo de seus pais (despreocupados) perto das caixas de sons, e seus filhotes ouvindo aquela barulheira e eu me pergunto: Se fosse meu filho, eu tinha dado um jeito de colocar um algodão ou algo para tampar dessa barulheira!!

Juro para vocês me dá uma aflição danada, fico imaginando que essas crianças vão ouvir aquele zumbido estridente e não entenderem o por quê disso! As mamães e papais e também os futuros pais tem que colocar no dia a dia do seu filho que proteger e cuidar da saúde auditiva é prevenir problemas futuros de audição.






02 abril 2012

Recomendo este texto bombástico: Eu não sou representada pela FENEIS. E você?

Aqui está assunto importantíssimo que considero muito ético para os leigos, Paula Pfeifer, autora do Blog Crônicas da Surdez, postou: Eu não sou representada pela FENEIS. E você? Também não, nunca fui bem acolhida pela 'Comunidade Surda' do meu estado e tampouco pela FENEIS, recomendo esta leitura bombástica!


De Paula Pfeifer do Blog Crônicas da Surdez (Postado dia 02/04/2012).


Vocês conhecem a FENEIS, certo?
Desde de sua fundação, o seu maior propósito tem sido divulgar a Libras-Língua Brasileira de Sinais. Ao longo dos anos, a Federação esteve envolvida em várias atividades como: encontros, seminários, cursos e outros trabalhos que sempre visaram esclarecer para a sociedade em geral, a importância de respeitarem a forma de comunicação da Comunidade Surda, a sua cultura e porque não dizer a sua história de evolução, enquanto minoria lingüística, que há séculos vem lutando pelo seu espaço e o reconhecimento de direitos que lhe são inerentes.
Importantes vitórias foram alcançadas com a oficialização e a regulamentação da Libras. Mas não podemos parar por aqui. Precisamos continuar lutando por uma educação de qualidade, pelo direito de acessibilidade a qualquer tipo de informação e a conquista de novas oportunidades no mercado de trabalho para os Surdos.”
FENEIS significa Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. O nome, por si só, indica que TODOS os surdos brasileiros são representados por esta instituição, o que está muito longe de ser verdade. Tempo atrás enviei email através do site perguntando o que a entidade fazia em prol dos surdos oralizados, e estou até hoje esperando a resposta.
Eu e vocês que também são surdos oralizados – que não usam LIBRAS, que usam (ou não) aparelhos auditivos e implantes cocleares, que gostam de ouvir com a ajuda da tecnologia e que não estão interessados em viver somente dentro de uma comunidade de iguais - não somos representados pela FENEIS.
Quem não se encaixa na premissa número 1 de ser um “Ser Surdo” (assim mesmo, com “S”, como se um mero caps lock fosse capaz de denotar algum tipo de superioridade), que é ser usuário de LIBRAS, não é representado por esta entidade. Como eu gosto de lidar com aVERDADE, achei pertinente escrever sobre isso. O grande público, as autoridades, a mídia e qualquer um que desconhece a heterogeneidade da surdez lê “federação nacional de surdos” e pronto: já pensa que um representante da mesma está apto a falar em nome de TODOS os surdos brasileiros. GRANDE ENGANO!
Neste post, o coordenador nacional de acessibilidade para surdos da FENEIS escreveu que:
Logo mais tarde, surgiu uma boa noticia que a Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes criou uma portaria 956 de 19 de maio deste ano exigindo a criação de uma comissão que a Secretaria coordenará e acompanhará as politicas públicas voltadas às pessoas surdas com os representantes : Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos e 3 associações de surdos de DF e Associação e ou Sindicato dos Intérpretes de LIBRAS para a participação de reunião (sic).”
Boa notícia seria se houvesse também representantes dos surdos oralizados, que também sofrem no colégio, que também gostariam de ter reforço na educação, que também precisam de acessibilidade – mas, como não usam Libras, são ‘insignificantes’ aos olhos desta entidade. O que mais me desagrada é que a FENEIS é sempre chamada para participar de reuniões com órgãos governamentais (como Anatel, Secretaria de Direitos Humanos, Secretarias de Educação, etc) e, estando lá, na categoria de representante máximo dos surdos brasileiros, representa apenas uma parte deste grupo. Me sinto muito desconfortável com isso. Muito!!!
Acho que a FENEIS deveria trocar de nome para deixar expressamente explicado que representa apenas os surdos sinalizados brasileiros. As autoridades desconhecem o assunto e acabam acatando opiniões de lideranças que NÃO estão interessadas nas demandas dos surdos oralizados. Penso que seria mais pertinente e verdadeiro usar o nome Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos Usuários de LIBRAS. Mais honesto e mais sensato, não??
Por último, não conheço nenhum surdo oralizado que concorde com essa militância por uma política que obrigue crianças surdas a crescer em guetos educacionais, só com LIBRAS, com um português absurdamente precário (e, em muitos casos, nulo). Quando vemos essas lideranças falando em escolas bilíngues nós temos plena consciência de que isso é só conversa para boi dormir. Aliás, quem fiscaliza se as escolas bilíngues realmente dão resultado e formam adultos independentes ou se são apenas fachada e na realidade o foco total é a Libras?  Muitos surdos bilíngues têm interesse em mudar essa política. E 99% dos surdos oralizados não faz parte nem da FENEIS, nem de nenhuma associação de surdos.
Não dá para compreender como a FENEIS concilia essa ênfase radical na segregação da “cultura surda” com o objetivo de “integração” dos surdos? Isso é segregação, é “separate but equal“, que de integração não tem nada…Já vimos até mesmo lideranças surdas ridicularizando surdos oralizados em grupos do Facebook, e isso é tão patético: alguém que tem a mesma deficiência que nós nos ridicularizando porque usamos aparelhos auditivos e implantes cocleares chega a ser uma piada, não?
Por último, e o mais importante: como deixar as autoridades a par de que a FENEIS representa apenas uma parcela dos surdos brasileiros?