Pages

Subscribe:

18 outubro 2012

Aconteceu comigo: A triste realidade do mercado de trabalho para o deficiente auditivo.


Primeiro, sou deficiente auditiva neurossensorial profunda em ambas as orelhas e não consigo ouvir pelo telefone.

Por que estou falando sobre isso?

Ano passado enviei meu currículo para uma empresa particular (um banco), coloquei todos os dados, que sou deficiente auditiva bilateral profunda e, inclusive, que a única dificuldade que encontro no trabalho é atender telefone e falar com várias pessoas ao mesmo tempo. E num é que Segunda Feira (15/10/2012) a empresa liga pra casa, e a mamãe atende, disseram que estão precisando de um deficiente auditivo para prestar serviços importantes, minha Mãe fala: Mas minha filha não atende telefone, apenas e-mail, SMS. A empresa retrucou e disse: Mas precisamos de alguém que atenda telefone, e disse que infelizmente não poderão contratar, pois eu não estou nos requisitos que eles precisam...

           A moral dessa história é: Se eu deixei bem claro no currículo que NÃO ATENDO TELEFONE, mas a mesma insistiu em ligar e soltou uma pérola dessas, quer dizer, para a empresa não existe OUTRA ALTERNATIVA  a não ser, somente, ATENDER TELEFONE para resolver os serviços? Essa empresa NÃO ESTÁ PREPARADA para abrigar um deficiente no seu mercado de trabalho e antes de ligar para minha casa precisam PENSAR DUAS VEZES...

Eles querem um deficiente auditivo que atenda telefone (sim, eles existem), porém existem pessoas com deficiência como a minha que sofrem uma grande perda auditiva e só conseguem comunicação por leitura labial, uma pena que a empresa (não falarei o nome, mas é um banco importante) não conheça as limitações, pessoas como eu precisam trabalhar e ter um salário digno e que o ambiente de trabalho esteja ADPATADO com a sua deficiência, e a realidade que encontramos é essa!

O lado bom disso tudo, é que eu passei no Concurso Público, logo, estarei trabalhando no campo que eu amo, como Bióloga.

E como fica a situação de outros deficientes auditivos com a mesma perda da minha? Enfrentando esse difícil mercado de trabalho que não mostram outras ferramentas de comunicação que não seja o TELEFONE? Há muitas, a tecnologia está aqui pra isso, é uma pena, muita pena mesmo, que esta empresa não tenha encontrado isso. Triste realidade!
Abraços!

2 Comente!:

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista! Agora, é a minha vez!
Abraço, Alessandra

Gabi VA. disse...

Hhehe, é só correr atrás que consegue!

Obrigada :D

Postar um comentário

Quero Comentários!