Pages

Subscribe:

07 novembro 2011

Estão querendo boicotar o Teste de Orelhinha!


Um assunto que deixa os surdos oralizados muito irritados é a equivocação que todo surdo tem que saber LIBRAS e fazer parte da cultura surda e que está para sempre exilado no silêncio.

Sempre tenho que colocar claro que não tenho nada contra os surdos sinalizados, afinal foram escolha deles aprenderem LIBRAs,  porque acreditaram que isso daria melhores condições de vida, assim como eles escolheram fazer parte da cultura surda. Mas eles ultrapassam os limites e o direito, de nós, surdos oralizados, dizendo que temos vergonha de sermos surdos por usarmos AACC e Implante Coclear e ainda usarmos como meio de comunicação a fala e leitura labial.

Cito aqui minha experiência, já que meu blog é apenas postagens de tudo que passei desde que fiquei surda, em 2008, eu posso afirmar que sofri preconceito por parte da comunidade surda sinalizada, afinal, preconceito é tudo aquilo que a pessoa julga sem conhecer, quando um grupo de pessoas me pararam no shopping perguntando se eu já sabia línguas de sinais, eu disse que não  e me olharam com desdém e ainda aconteceu esse ano, quando encontrei, por incrível que pareça, é o meu carma, o mesmo grupo em um restaurante que me perguntaram se eu tinha vergonha de ser surda, isso mesmo, pasmem! É cada absurdo que aparece. Ainda fiquei sabendo, esse ano, que uma colega da mamãe, que é ouvinte, que faz parte da comunidade surda, queria que eu conhecesse um menino que é surdo. Não sei onde eles veem tanto problema em conviver no meio de ouvintes, já que eles buscam tanto a inclusão social, porém eles mesmos isolam-se do mundo.

Meus pais escolheram o melhor para mim, que foi usar aparelhos auditivos, fazer leitura labial e conviver com ouvintes, e, na minha sincera opinião, eles fizeram muito bem, sou totalmente realizada, hoje, graças a eles, a leitura labial salvou minha vida e não dependendo de ninguém, sem querer ofender, LIBRAS causa uma dependência enorme! Afinal tenho essa opinião baseada nas minhas experiências, portanto tenho liberdade para expressar.

Sobre o teste de orelhinha, a @soramires me mandou pelo Twitter e depois li no blog de Crônicas da surdez, que a comunidade surda está querendo boicotar o uso do teste de orelhinha, isso mesmo! Pode um absurdo desse?  Isso me deu nos nervos, vocês não tem noção, eu tive que parar na metade do vídeo porque não agüentei continuar, de raiva! Mentira, minha net está uma lentidão mesmo! Rsrsr.

Gente uma pergunta sincera: Vocês no fundo do coração querem que seus filhos sejam surdos?  Se você for um doido e respondeu que sim: meus pêsames. Gente teste de orelhinha é saúde, é o bem estar da criança, se for diagnosticada mais cedo maior são as chances da criança falar, aprender e desenvolver fazendo o uso dos avanços tecnológicos que são os aparelhos auditivos e os implantes cocleares! Teste de orelhinha é pensar no bem estar do seu filho, na felicidade dele!

Essas pessoas que lutam a contra o teste de orelhinhas são aquelas que querem, a todo custo, de forma fundamentalista, criar uma nova sociedade e uma cultura só de surdos sinalizados, sumir a todo custo com pessoas como eu que falam e fazem leitura labial, isolar essas crianças do convívio com todos e mostrar acima de tudo que a criança só é feliz quando sabe LIBRAS e "mora" na cultura surda. Tava lendo agorinha no blog Desculpe Não Ouvi que a cultura surda ridiculariza a voz do surdo oralizado! Eu não ataco a comunidade surda sinalizada como disse acima, respeito as escolhas deles, mas quero também que eles respeitem as minhas!

Desculpe gente, mas hoje deu vontade de chorar, eu achando que sofreria preconceito com os  mais próximos, mas sofremos com a comunidade surda sinalizada e com os ouvintes simpatizantes... Abraços a todos.


Vídeo que é contra o teste de orelhinha: